quinta-feira, 20 de junho de 2013

Como fazer dinheiro jogando videogame?

Muitas pessoas gostariam de trabalhar com games, seja jogando ou trabalhando na indústria. Stream é uma das opções para quem tem esse interesse.

O que é Stream?

Stream vem do inglês e significa transmissão. No mundo dos jogos existem o que chamamos de streamers. Aqueles que praticam o stream ou que em alguns casos conseguem viver dessa atividade. Alguns streamers famosos são:

- Wingsofdeath
87 mil seguidores
37 milhões de visualizações

117 mil seguidores
36 milhões de visualizações

193 mil seguidores
212 milhões de visualizações

Todos esses números são convertidos em dinheiro tanto para o site que disponibiliza o stream (Twitch.tv , Azubu.tv ou Afreeca.tv) como para o streamer. O dinheiro é enviado do site para o jogador que então recebe o mesmo em uma carteira virtual como por exemplo o Pay-pal. Outra forma de renda dos streamers vem de doações recebidas nas mesmas carteiras virtuais.

Como montar um Stream?

Você precisará de um software de captura e transmissão da sua tela. Os mais conhecidos no mercado são o xSplit e o OBS. O primeiro possui uma versão trial e você pode habilitar todas as suas funcionalidades comprando a licença que possui um tempo de validade. O OBS (Open Broadcast Software) é gratuito e melhor do que o xSplit. Por este motivo as orientações serão voltadas para este software.

Passo a passo de como criar o seu stream

Primeiro passo: criar uma conta é um dos sites de stream. Recomendo o Twitch.tv, pois é o mais popular. Crie sua conta acessando este link

Segundo passo: baixar e instalar o software de transmissão. Baixe o OBS através deste link.

Terceiro passo: vá em Settings, Settings (novamente), Broadcast Settings.


No campo Server selecione o servidor mais próximo de você. Se estiver no Brasil recomendo o US West, San Francisco, CA.

Quarto passo: configurar o OBS. Agora vamos adicionar uma Scene no software. Clique com o botão direito no campo em branco logo abaixo de "Scenes:". Selecione Add Scene e escreva o nome do jogo que pretende jogar. Vamos repetir um procedimento semelhante no campo "Sources:". Clique com o botão direito e adicione "Add Game Capture". Em "select application" selecione o jogo de qual você pretende ter a tela capturada e transmitida (tenha certeza que o mesmo esteja rodando no momento). No caso do League of Legends o launcher e o cliente são duas coisas separadas. Faça este procedimento quando tiver in-game.

Quinto passo: clique em Preview Stream e veja se está tudo funcionando. Basta agora clicar em Start Streaming e enviar o link do site para os seus amigos, geralmente algo como http://www.twitch.tv/seunick .

Boa sorte. Criar uma base de seguidores e cativar os espectadores faz parte do trabalho de um streamer. Veremos isso em um próximo post. Até lá.

Acompanhe o meu stream pelo link http://www.twitch.tv/uclaoboat

--

Quer saber mais?

Dou aulas de League of Legends:

Treinamento via skype
Pacote de 3 ou 6 aulas
Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Clique aqui para saber mais sobre o treinamento

Ou clique no botão a baixo para contratar