quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Entrevista com Sp4ceman: o melhor Tryndamere do Brasil

Existem alguns jogadores famosos na SoloQ. O Sp4ceman é um deles. Conhecido pelo seu Tryndamere com o qual já acumula mais de 4600 jogos (isso só de ranked), pode-se dizer que ele é um dos melhores do mundo com esse champion.

Vamos ouvir um pouco da sua história e aprender com ela.



Sp4ceman
Oi, Sp4ceman. Obrigado pela oportunidade.

Você poderia nos contar um pouco de você e de sua experiência nos games?


Eu tenho 22 anos de idade, cursei o primeiro ano de Sistemas de Informação e acabei saindo pra trabalhar na internet fazendo tradução/localização de documentos/dados e coisas do tipo.


Eu me viciei em jogos eletrônicos quando era ainda bem pequeno. Sempre fui de ficar trancado em casa jogando video game e nunca saía pra brincar na rua. Meu primeiro video game foi um Master System da Sega, depois veio o Super Nintendo com o meu primeiro grande vício (Mario Kart), Playstation (Winning Eleven) e só depois tive meu primeiro PC. No PC eu comecei jogando Tibia dividindo a conta com o meu irmão, e quando chegou ao ponto da gente sair na porrada todo dia pra ver quem ficava no PC foi quando meus pais viram que era uma boa idéia ter dois PCs em casa. A partir daí eu comecei a jogar todo tipo de MMORPG free que eu pudesse, começando por Ragnarok Online, Lineage 2, Maple Story, Flyff e passando por uns mais obscuros como Naruto GOA. Quando eu me cansei de MMORPGs eu comecei a jogar mapas custom de Warcraft 3, o DotA era na verdade o que eu menos gostava, mas eu eventualmente ouvi falar do League of Legends, antes mesmo dele ser lançado, e algum tempo depois eu comecei a jogar junto com alguns amigos.

O Master System é um clássico! A maioria dos leitores não deve nem conhecer esse videogame.
E de onde vem o seu nick?

O nick vem de uma música de mesmo nome, da minha banda favorita, The Killers. Achei que "Spaceman says "everybody look down, it's all in your mind"" era a minha cara.


Eu comecei a jogar ranked ainda na primeira temporada, mas eu não levava o menor jeito pra DotA nem LoL e sinceramente não levava o jogo nada a sério, eu era mesmo muito ruim (ainda sou). Eu terminei a primeira temporada com pouco mais de 1200 de elo (Bronze). O elo mais alto que eu já cheguei foi de Challenger com aproximadamente 350 pontos no começo da season 4.

Wow. 350 pontos no Challenger parece bastante coisa.

Tudo isso com o Trynda, certo? Por que ele?

Eu escolhi jogar de Tryndamere simplesmente porque achei o champion muito divertido. Eu sempre tive essa atitude com jogos online, sempre que achava uma classe, build ou spec que eu gostava jogava infinitas vezes com a mesma coisa e não estava nem aí pro que os outros achavam.

Muita gente pergunta se é mais fácil jogar com um champion só pra subir de elo, e a resposta na verdade é que depende. Cada pessoa tem um jeito de jogar e tem algo que funciona melhor pra ela, eu acho que cada um tem que procurar uma forma de jogar que seja prazerosa, assim você consegue passar por cima das partes chatas e melhorar o suficiente pra subir.

O que você acha do Hecarim top? Parece ser um pick bem forte na SoloQ atual.

Eu joguei poucas partidas contra Hecarim top, mas a impressão que eu tive é que ele é um laner extremamente forte e que se ele for mais abusado no competitivo deve receber algum tipo de nerf. Eu não pensei em jogar com ele porque não faz o meu estilo e porque eu estou sempre jogando de Tryndamere, rs.

Quais dicas você daria para quem está no Bronze, Prata ou Ouro e não consegue subir?

Acho que a melhor dica que eu posso dar é que procurem a role e os champions que acharem mais prazerozos de se jogar e aprendam o máximo que puder sobre cada um. Comecem procurando pelos melhores jogadores com cada champion. Copiem tudo, exatamente como eles fazem, joguem muito, e eventualmente você vai achar a sua própria forma de jogar e desenvolver suas habilidades.

Você faz stream, certo? Qual a sua rotina? Assim o pessoal do blog pode te acompanhar.

Sim, apesar de não conseguir manter um horário fixo. Normalmente eu abro a stream de manhã e jogo até eu ter vontade de quebrar o computador.

A minha stream é um pouco peculiar, eu não uso mic nem cam, eu ouço playlists diversas, geralmente de indie rock, e o pessoal costuma gostar bastante delas. Eu tento conversar no chat da Twitch o máximo possível, o que depende muito do meu humor no dia. Todos podem ficar à vontade pra fazer perguntas ou puxar conversa, e se quiserem ouvir umas verdades sobre certos jogadores famosos eu tb não tenho problemas pra falar o que eu penso sobre eles, rs.


Sp4ceman. Muito obrigado. Alguma palavra final?

Na temporada 1 e 2 eu jogava no NA e eu tinha alguns amigos gringos que jogavam comigo por lá. Naquela época o Tryndamere era considerado um péssimo champion e todo jogo que eu pickava ele o meu time pensava que eu estava trollando e dava rage e ameaçava trollar/ficar afk. Os meus próprios amigos me enchiam o tempo todo pra que eu parasse de jogar de Tryndamere e pegasse algum champion "bom" ou que fosse mais viável. Tryndamere jungle estava começando a ser aceito, mas ainda era considerado ruim, e Tryndamere top praticamente não existia e estava sendo inventado por alguns jogadores na época. Praticamente todo mundo rejeitava o Tryndamere como um pick pra jogos ranqueados.

Eu não dei atenção pra nenhum deles e continuei jogando. Hoje os problemas são outros, mas ainda tem muita gente que me manda mensagens de ódio tanto in-game quanto na própria stream ou na minha página, por motivos completamente estúpidos, e da mesma forma que antes, eu não dou atenção pra essas pessoas ignorantes.

Joguem com o que vocês quiserem e divirtam-se. Não deem atenção pra esse tipo de gente.

http://www.twitch.tv/the_sp4ceman/


--

Quer saber mais?

Dou aulas de League of Legends:

Treinamento via skype
Pacote de 3 ou 6 aulas
Melhoria garantida ou seu dinheiro de volta

Clique aqui para saber mais sobre o treinamento

Ou clique no botão a baixo para contratar